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Promoção Turística e Cultural

Objetivos de formação e profissionais
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos), técnica (66 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Promoção Turística e Cultural é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.


Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
 
Perfil do programa de estudos
Desenvolver, promover e comercializar diferentes produtos nas organizações turísticas e culturais, recorrendo a técnicas de organização, planeamento e promoção e apoiando-se em ferramentas de divulgação adequados aos respetivos mercados.
 
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Promoção Turística e Cultural insere-se na área de formação de Turismo, Desporto e Lazer, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
- Coordenar as atividades de promoção de serviços e produtos turísticos ajustados às necessidades dos clientes.
- Conceber e promover diferentes serviços e produtos turísticos em organizações culturais.
- Conceber as estratégias de marketing em organizações turísticas e culturais.
- Programar, organizar e controlar a realização de eventos, conferências, programas de animação e programas especiais para grupos.
- Definir e implementar produtos turísticos promovendo a sua dinamização e comercialização.
- Planear novos produtos e/ou serviços da organização.
- Dinamizar e executar a integração da oferta turística e cultural em pacotes turísticos e posterior comercialização, em organizações de intermediação turística.
- Gerir a relação com o cliente.
- Gerir a informação turistico-cultural integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas de suporte à atividade.
- Coordenar a atividade comercial de agências de viagens, unidades de alojamento e outros organismos e empresas do setor turístico que efetuam operações turísticas diversificadas.


Diretor de Curso
Elsa da Encarnacao Goncalves Tavares Esteves (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
História e ArqueologiaHA12.00.0
InformáticaInf6.00.0
Língua EstrangeiraLE6.00.0
Língua MaternaLM6.00.0
Marketing e PublicidadeMP12.00.0
Organização de EmpresasOE6.00.0
Turismo e LazerTur72.00.0
Total 120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
11 Semestral Estrutura e Comportamento OrganizacionalOE162.060.06.0
12 Semestral Estudos de MercadoMP162.060.06.0
11 Semestral Ferramentas InformáticasInf162.060.06.0
11 Semestral Inglês TécnicoLE162.060.06.0
12 Semestral Itinerários TurísticosTur162.060.06.0
12 Semestral Marketing Turístico e CulturalMP162.060.06.0
12 Semestral Património Cultural e NaturalHA162.060.06.0
11 Semestral Princípios Gerais de TurismoTur162.060.06.0
11 Semestral Técnicas de Expressão e ComunicaçãoLM162.060.06.0
12 Semestral Turismo em Espaços Rurais e NaturaisTur162.060.06.0
21 Semestral Agências de Viagens e Operadores TurísticosTur162.060.06.0
22 Semestral EstágioTur162.060.030.0
21 Semestral Gestão da Animação TurísticaTur162.060.06.0
21 Semestral Operações de AlojamentoTur162.060.06.0
21 Semestral Técnicas de Interpretação do PatrimónioHA162.060.06.0
21 Semestral Técnicas de Organização de EventosTur162.060.06.0


Acreditação/Registo
Registo inicial: R/Cr 96/2015 de 05-06-2015
Diplomas legais: Aviso n.º 753/2016 de 25-01-2016 | Declaração de retificação n.º 153/2016 de 17-02-2016

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