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Promoção Turística e Cultural

Objetivos de formação e profissionais
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos), técnica (66 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Promoção Turística e Cultural é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.


Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
 
Perfil do programa de estudos
Desenvolver, promover e comercializar diferentes produtos nas organizações turísticas e culturais, recorrendo a técnicas de organização, planeamento e promoção e apoiando-se em ferramentas de divulgação adequados aos respetivos mercados.
 
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Promoção Turística e Cultural insere-se na área de formação de Turismo, Desporto e Lazer, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
- Coordenar as atividades de promoção de serviços e produtos turísticos ajustados às necessidades dos clientes.
- Conceber e promover diferentes serviços e produtos turísticos em organizações culturais.
- Conceber as estratégias de marketing em organizações turísticas e culturais.
- Programar, organizar e controlar a realização de eventos, conferências, programas de animação e programas especiais para grupos.
- Definir e implementar produtos turísticos promovendo a sua dinamização e comercialização.
- Planear novos produtos e/ou serviços da organização.
- Dinamizar e executar a integração da oferta turística e cultural em pacotes turísticos e posterior comercialização, em organizações de intermediação turística.
- Gerir a relação com o cliente.
- Gerir a informação turistico-cultural integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas de suporte à atividade.
- Coordenar a atividade comercial de agências de viagens, unidades de alojamento e outros organismos e empresas do setor turístico que efetuam operações turísticas diversificadas.


Diretor de Curso
Elsa da Encarnacao Goncalves Tavares Esteves (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
História e ArqueologiaHA12.00.0
InformáticaInf6.00.0
Língua EstrangeiraLE6.00.0
Língua MaternaLM6.00.0
Marketing e PublicidadeMP12.00.0
Organização de EmpresasOE6.00.0
Turismo e LazerTur72.00.0
Total 
120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
11Semestral 
Estrutura e Comportamento OrganizacionalOE162.060.06.0
12Semestral 
Estudos de MercadoMP162.060.06.0
11Semestral 
Ferramentas InformáticasInf162.060.06.0
11Semestral 
Inglês TécnicoLE162.060.06.0
12Semestral 
Itinerários TurísticosTur162.060.06.0
12Semestral 
Marketing Turístico e CulturalMP162.060.06.0
12Semestral 
Património Cultural e NaturalHA162.060.06.0
11Semestral 
Princípios Gerais de TurismoTur162.060.06.0
11Semestral 
Técnicas de Expressão e ComunicaçãoLM162.060.06.0
12Semestral 
Turismo em Espaços Rurais e NaturaisTur162.060.06.0
21Semestral 
Agências de Viagens e Operadores TurísticosTur162.060.06.0
22Semestral 
EstágioTur810.0750.030.0
21Semestral 
Gestão da Animação TurísticaTur162.060.06.0
21Semestral 
Operações de AlojamentoTur162.060.06.0
21Semestral 
Técnicas de Interpretação do PatrimónioHA162.060.06.0
21Semestral 
Técnicas de Organização de EventosTur162.060.06.0


Acreditação/Registo
Registo inicial: R/Cr 96/2015 de 05-06-2015
Diplomas legais: Aviso n.º 753/2016 de 25-01-2016 | Declaração de retificação n.º 153/2016 de 17-02-2016

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