Home
esact@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 

Marketing

Objetivos de formação e profissionais
O curso de Marketing forma técnicos conhecedores de comportamentos, comunicativos, persuasivos e cooperantes quando em equipas interdisciplinares, para além de possuidores de bons conhecimentos de Tecnologias de Informação e Comunicação, preparando-os com ferramentas que lhes permitem perceber o seu entorno e delinear planos de ação. Entre as competências a adquirir encontram-se as vendas, a assistência pós-venda, o merchandising, as promoções, a fixação de preços, os estudos de mercado, o lançamento de novos produtos, apenas para citar alguns exemplos.


Requisitos de Acesso
O acesso a formações de ensino superior é regulado pelo Decreto-Lei n.º 296-A/98 de 25 de setembro, na sua redação atual, bem como pela respetiva regulamentação e consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através do Concurso Nacional de Acesso, os estudantes com Nota de Candidatura mínima de 100 pontos (numa escala de 0 a 200) e que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) num dos seguintes conjuntos de Provas de Ingresso: (17 Matemática Aplic. às Ciências Sociais e 18 Português) ou (04 Economia e 18 Português) ou (09 Geografia e 18 Português) ou (13 Inglês e 18 Português) ou (04 Economia e 09 Geografia).
 
Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Marketing e Publicidade, Ciências Empresariais, Informática, Audiovisuais e Produção dos Media, Matemática e Estatística, Direito e Línguas e Literaturas Estrangeiras.
 
Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Marketing insere-se nas áreas de formação de Marketing e Publicidade e Ciências Empresariais, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma atividade de caráter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.


Diretor de Curso
Luisa Margarida Barata Lopes (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Audiovisuais e Produção dos MédiaAPM18.00.0
Ciências EmpresariaisCE51.00.0
Ciências InformáticasCInf6.00.0
DireitoDir6.00.0
EstatísticaEst12.00.0
Gestão e AdministraçãoGstAd6.00.0
Informática na Ótica do UtilizadorInf6.00.0
Línguas e Literaturas EstrangeirasLLE6.00.0
Marketing e PublicidadeMktPub63.00.0
MatemáticaMat6.00.0
Total 180.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
11 Semestral Fundamentos de MarketingMktPub162.060.06.0
11 Semestral Informática Aplicada ao MarketingInf162.060.06.0
11 Semestral Inglês Técnico e ComercialLLE162.060.06.0
11 Semestral Introdução a GestãoGstAd162.060.06.0
11 Semestral MatemáticaMat162.060.06.0
12 Semestral Comportamento do ConsumidorMktPub162.060.06.0
12 Semestral Comunicação em MarketingMktPub162.060.06.0
12 Semestral Economia da EmpresaCE162.060.06.0
12 Semestral Marketing de ServiçosMktPub162.060.06.0
12 Semestral Contabilidade e Finanças da EmpresaCE162.060.06.0
21 Semestral Estatística Aplicada ao MarketingEst162.060.06.0
21 Semestral Estudos de MercadoMktPub162.060.06.0
21 Semestral Gestão de Produtos e MarcasMktPub162.060.06.0
21 Semestral PricingCE162.060.06.0
21 Semestral Comunicação Visual e DesignAPM162.060.06.0
22 Semestral Análise de DadosEst162.060.06.0
22 Semestral Publicidade e Relações PúblicasMktPub162.060.06.0
22 Semestral Direito do MarketingDir162.060.06.0
22 Semestral Gestão de Vendas e NegociaçãoCE162.060.06.0
22 Semestral MultimédiaAPM162.060.06.0
31 Semestral Distribuição e MerchandisingCE162.060.06.0
31 Semestral Gestão da Informação de MarketingCInf162.060.06.0
31 Semestral Marketing Business-to-BusinessMktPub162.060.06.0
31 Semestral Marketing DigitalAPM162.060.06.0
32 Semestral Marketing EstratégicoMktPub162.060.06.0
32 Semestral Estagio/ProjetoCE162.060.015.0
31 Semestral Inovação e EmpreendedorismoCE162.060.06.0
32 Semestral Marketing InternacionalMktPub162.060.06.0
32 Semestral Seminários de MarketingMktPub162.060.03.0


Acreditação/Registo
Com Acreditação em 2024, por 6 anos | Número máximo de admissões: 45 | Registo inicial: R/A-Ef 3257/2011 de 18-03-2011 | Registos de alteração: R/A-Ef 3257/2011/AL01 de 01-04-2016 e R/A - Ef 3257/2011/AL03 de 08-01-2025.
Selo APPM

Documentos adicionais
A3ES - Acreditação do curso

globo Mais Informação
A oferta formativa do IPB é actualmente composta por mais de uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, pós-graduações e pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado. Siga o Link para informações detalhadas.

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, Instituto Politécnico de Bragança, Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128. 5370-202 Mirandela.
Tel: 300029900/300029918/278201340. Serviços Académicos: academicos-esact@ipb.pt | E-mail Geral: esact@ipb.pt