Home
esact@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 

Marketing

Objetivos de formação e profissionais
curso de Marketing forma técnicos conhecedores de comportamentos, comunicativos, persuasivos e cooperantes quando em equipas interdisciplinares, para além de possuidores de bons conhecimentos de Tecnologias de Informação e Comunicação, preparando-os com ferramentas que lhes permitem perceber o seu entorno e delinear planos de acção. Entre as competências a adquirir encontram-se as vendas, a assistência pós-venda, o merchandising, as promoções, a fixação de preços, os estudos de mercado, o lançamento de novos produtos, apenas para citar alguns exemplos.


Requisitos de Acesso
Os estudantes podem candidatar-se ao 1.º ciclo de estudos através do regime geral de acesso, dos regimes especiais de acesso e de concursos especiais, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através de concurso nacional, os estudantes que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) numa das seguintes provas nacionais de ingresso: Economia ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Português.
 
Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Economia e Gestão, Marketing, Ciências da Comunicação.
 
Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Marketing insere-se na área de formação de Ciências Empresariais e Direito, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.


Diretor de Curso
Luisa Margarida Barata Lopes (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Audiovisuais e Produção dos MédiaAPM18.00.0
Ciências EmpresariaisCE51.00.0
Ciências InformáticasCInf6.00.0
DireitoDir6.00.0
EstatísticaEst12.00.0
Gestão e AdministraçãoGstAd6.00.0
Informática na Ótica do UtilizadorInf6.00.0
Línguas e Literaturas EstrangeirasLLE6.00.0
Marketing e PublicidadeMktPub63.00.0
MatemáticaMat6.00.0
Total 
180.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
11Semestral 
Fundamentos de MarketingMktPub162.060.06.0
11Semestral 
Informática Aplicada ao MarketingInf162.060.06.0
11Semestral 
Inglês Técnico e ComercialLLE162.060.06.0
11Semestral 
Introdução a GestãoGstAd162.060.06.0
11Semestral 
MatemáticaMat162.060.06.0
12Semestral 
Comportamento do ConsumidorMktPub162.060.06.0
12Semestral 
Comunicação em MarketingMktPub162.060.06.0
12Semestral 
Economia da EmpresaCE162.060.06.0
12Semestral 
Marketing de ServiçosMktPub162.060.06.0
12Semestral 
Contabilidade e Finanças da EmpresaCE162.060.06.0
21Semestral 
Estatística Aplicada ao MarketingEst162.060.06.0
21Semestral 
Estudos de MercadoMktPub162.060.06.0
21Semestral 
Gestão de Produtos e MarcasMktPub162.060.06.0
21Semestral 
PricingCE162.060.06.0
21Semestral 
Comunicação Visual e DesignAPM162.060.06.0
22Semestral 
Análise de DadosEst162.060.06.0
22Semestral 
Publicidade e Relações PúblicasMktPub162.060.06.0
22Semestral 
Direito do MarketingDir162.060.06.0
22Semestral 
Gestão de Vendas e NegociaçãoCE162.060.06.0
22Semestral 
MultimédiaAPM162.060.06.0
31Semestral 
Distribuição e MerchandisingCE162.060.06.0
31Semestral 
Gestão da Informação de MarketingCInf162.060.06.0
31Semestral 
Marketing Business-to-BusinessMktPub162.060.06.0
31Semestral 
Marketing DigitalAPM162.060.06.0
32Semestral 
Marketing EstratégicoMktPub162.060.06.0
32Semestral 
Estagio/ProjetoCE405.0400.015.0
31Semestral 
Inovação e EmpreendedorismoCE162.060.06.0
32Semestral 
Marketing InternacionalMktPub162.060.06.0
32Semestral 
Seminários de MarketingMktPub81.030.03.0


Acreditação/Registo
Com Acreditação em 2018, por 1 ano | Limite de vagas fixado: 45
Registo inicial: R/A-Ef 3257/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 3257/2011/AL01 de 01-04-2016
Selo APPM

Documentos adicionais
A3ES - Relatório de auto-avaliação
A3ES - Acreditação do curso

globo Mais Informação
A oferta formativa do IPB é actualmente composta por mais de uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, pós-graduações e pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado. Siga o Link para informações detalhadas.

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, Instituto Politécnico de Bragança, Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128. 5370-202 Mirandela.
Tel: 300029900/300029918/278201340. Serviços Académicos: academicos-esact@ipb.pt | E-mail Geral: esact@ipb.pt