esact@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB

Winter Short Master Contabilidade e Finanças

A EsACT-IPB vai disponibilizar o seu primeiro Winter Short Master, selecionando como área piloto a Contabilidade e Finanças. De forma genérica e mais abrangente, pretende-se dotar os formandos com competências avançadas na área de Contabilidade e Finanças.

Numa perspetiva interna, com esta tipologia de formação inovadora, pretende-se complementar as competências adquiridas ao longo da Licenciatura em Gestão e Administração Pública (GAP), conferindo desta forma habilitações académicas necessárias para a inscrição como Contabilista Certificado.

Objetivos

O Winter Short Master visa a aquisição de competências nucleares e complementares exigidas ao exercício da profissão de Contabilista Certificado. Nesta conformidade, e atendendo à crescente complexidade no contexto nacional e internacional, este curso pretende proporcionar conhecimentos, teóricos e práticos, em matérias contabilísticas e fiscais, fundamentais a uma gestão mais eficiente das organizações.

- Alunos e Ex-alunos da Licenciatura em GAP;
- Titulares de um grau de bacharel ou de licenciado ou, ainda, de um grau equivalente nas áreas de Contabilidade, Finanças, Fiscalidade, Auditoria, Gestão, Economia, e áreas afins, que pretendam complementar/atualizar os seus conhecimentos na área de Contabilidade e Finanças;
- Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nestas matérias.

Módulo I: Contabilidade de Grupos Económicos
  • Enquadramento dos grupos económicos
  • Preparação e elaboração de demonstrações financeiras consolidadas
  • Operacionalização do processo de consolidação de contas

Módulo II: Novas Tendências de Contabilidade de Gestão
Conteúdo Programático (Resumido)
  • A contabilidade de gestão e a tomada de decisão
  • Desafios e mudança na contabilidade de gestão

Módulo III: Tópicos Avançados de Fiscalidade
  • Impostos do Estado: IRS, IRC e IVA
  • A tributação internacional do rendimento
  • Impostos municipais: IMI e IMT
  • Benefícios Fiscais

Módulo IV: Avaliação de Empresas e de Negócios
Conteúdo Programático (Resumido)
  • Metodologias de avaliação e tomada de decisão

Módulo V: Introdução às Ciências Sociais e Ética e Deontologia Profissional
  • Questões preliminares sobre as Ciências Sociais
  • Os códigos de ética e de deontologia profissional e as organizações profissionais
  • O Estatuto da OCC e o código deontológico
Nº de horas: 60 horas

Formadores

Catarina Fernandes (Módulo IV) | Doutora em Finanças | Docente da EsACT-IPB | Prestação de apoio na criação de empresas.
Cláudia Costa (Módulo V) | Doutora em Ciências da Administração | Docente da EsACT-IPB | Coordenadora do Winter Short Master.
Joana Fernandes (Módulo V) | Doutora em Eng. Económica | Docente da EsACT-IPB | Coordenadora do Dpt. de Ciências Empresariais e Jurídicas.
João Franco (Módulo IV) | Doutor em Gestão e Direção de Empresas | Docente da EsACT-IPB | Consultor da ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega.
• José Paulo Rafael (Módulo III) | Mestre em Gestão | Docente da EsACT-IPB | Revisor Oficial de Contas (Membro Estagiário).
• Paula Ferreri (Módulo I) | Mestre em Contabilidade | Docente da EsACT-IPB | Contabilista Certificado em exercício.
• Rui Alexandre Pires (Módulo II) | Mestre em Contabilidade | Docente da EsACT-IPB | Contabilista Certificado | Área de investigação: Contabilidade de Gestão.

Avaliação de Competências e Certificação

• A avaliação de competências em cada módulo é da responsabilidade do(s) respetivo(s) formador(es).
• A aprovação em todos os módulos permitirá a obtenção de um Certificado de Conclusão, sendo igualmente incluído no Suplemento ao Diploma (quando aplicável).

05/01/2017 a 05/05/2017

Quintas-feiras: 15h - 21h | Sextas-feiras: 10h - 21h

Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (Mirandela)

Data limite para inscrição
22 de dezembro de 2016

• Caso as inscrições não atinjam o n.º suficiente para a realização do curso, o mesmo não será realizado, podendo vir a ser agendado em novas datas.
• Não se aceitam pedidos de devolução do pagamento após início do curso.
• Só os cancelamentos de inscrições efetuados até 48 horas antes da data de início do curso dão lugar à devolução do valor da inscrição.

Duração:
Número Mínimo:
15 Formandos
Preço por Participante:
  • Atuais e Ex-alunos IPB: 450€
    • Até 05/01/2017: 225€
    • Até 06/02/2017: 225€
  • Outros: 550€
    • Até 05/01/2017: 275€
    • Até 06/02/2017: 275€
O pagamento a pronto tem um desconto de 5%.

Ficha do Curso
Ficha de Inscrição

Informações :
Ricardo Jorge Correia
Telefone: 300029970/300029900

Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, Instituto Politécnico de Bragança, Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128. 5370-202 Mirandela.
Tel: 300029900/300029918/278201340. Serviços Académicos: academicos-esact@ipb.pt | E-mail Geral: esact@ipb.pt