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Design de Jogos Digitais

Descrição
A licenciatura em Design de Jogos Digitais tem a duração de 6 semestres (3anos), cada um com 5 unidades curriculares repartidas de maneira progressiva, de acordo com as fases associadas ao desenvolvimento de um jogo digital (análise, criação de conceito, documento de design, storyboard, produção de arte, programação, pós-produção de arte e efeitos, integração, teste, produto final). Exclusiva da EsACT, está integrada na rede pública de ensino superior e devidamente reconhecida pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Este ciclo de estudos está articulado de modo propício à exploração dos jogos digitais enquanto comentário social, arte, ferramentas educacionais, medias narrativos, ou forma de entretenimento da sociedade global contemporânea.


Objetivos de formação e profissionais
O grau de licenciado em Design de Jogos Digitais é conferido aos alunos que demonstrem ter a capacidade de:
a) desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos;
b) aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido;
c) resolver problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação;
d) recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, que habilite a fundamentar as soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
e) comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
f) desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.


Requisitos de Acesso
Os estudantes podem candidatar-se ao 1.º ciclo de estudos através do regime geral de acesso, dos regimes especiais de acesso e de concursos especiais, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através de concurso nacional, os estudantes que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) numa das seguintes provas nacionais de ingresso: Desenho ou Matemática ou Português.
 
Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Audiovisual e Produção dos Media
 
Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Design de Jogos Digitais insere-se na área de formação de Artes, Comunicação e Multimédia, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.


Diretor de Curso
Daniel Ribas de Almeida (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Artes VisuaisAV49.00.0
AudiovisualAud12.00.0
Ciências da ComputaçãoCCp42.00.0
Ciências da ComunicaçãoCCM29.00.0
Ciências EmpresariaisCE6.00.0
Game DesignGD36.00.0
MatemáticaMat6.00.0
Total 180.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
11 Semestral DesenhoAV162.060.06.0
11 Semestral Matemática para JogosMat162.060.06.0
11 Semestral Narrativa Não-LinearCCM162.060.06.0
11 Semestral Programação ICCp162.060.06.0
11 Semestral SemióticaCCM162.060.06.0
12 Semestral Animação 2DAV/CCp162.060.06.0
12 Semestral Design 3DAV162.060.06.0
12 Semestral ImagemAV/CCM162.060.06.0
12 Semestral Programação IICCp162.060.06.0
12 Semestral Teoria dos JogosGD162.060.06.0
21 Semestral Arquitetura DigitalAV162.060.06.0
21 Semestral Computação GráficaCCp162.060.06.0
21 Semestral Criação e Desenvolvimento de PersonagensAV/CCM162.060.06.0
21 Semestral Escrita Criativa para JogosCCM162.060.06.0
21 Semestral VídeoAud162.060.06.0
22 Semestral Animação 3DAV/CCp162.060.06.0
22 Semestral Documentos de Design & StoryboardGD162.060.06.0
22 Semestral Motores de JogosCCp162.060.06.0
22 Semestral História, Fantasia e Ficção CientíficaCCM162.060.06.0
22 Semestral Motion DesignAV162.060.06.0
31 Semestral Análise e Crítica de JogosGD162.060.06.0
31 Semestral ÁudioAud162.060.06.0
31 Semestral Efeitos VisuaisAV/CCp162.060.06.0
31 Semestral Gestão de Projetos e Produção de JogosCE162.060.06.0
31 Semestral Inteligência ArtificialCCp162.060.06.0
32 Semestral Pré-Produção de Jogos (anteprojecto)GD162.020.06.0
32 Semestral Projeto / EstágioAV/CCp/GD486.060.018.0
32 Semestral SeminárioGD162.020.06.0


Perfil de Saída
O processo de desenvolvimento de um jogo - Design de Jogos Digitais - envolve a integração de várias áreas: mecânica do jogo (game mechanics, gameplay), artes visuais, programação, processo de produção, áudio, narrativa. Por conseguinte, os profissionais de game design são usualmente indivíduos criativos, com um vasto leque de referências que utilizam para gerar novas ideias ou conteúdos. Dada a interdependência disciplinar, precisam de compreender os aspectos técnicos e de produção. Para além disso, devem conseguir trabalhar com um conjunto de constrangimentos interrelacionados, tomando decisões criativas para resolver conflitos e mantendo o jogo divertido e interessante. Posto isto, devem ter uma boa capacidade de análise e crítica. No caso da licenciatura proposta, a estrutura curricular permite dar ênfase às áreas de Design, Artes Visuais e Programação, tal como definidas pela IGDA. reconhecida pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Este ciclo de estudos está articulado de modo propício à exploração dos jogos digitais enquanto comentário social, arte, ferramentas educacionais, medias narrativos, ou forma de entretenimento da sociedade global contemporânea.

Game Designer - O profissional que decide qual o fluxo e forma de jogo de acordo com um conceito original ou adaptado.

Técnico de Arte ou Animador - O profissional que cria o conceito visual ou storyboard na fase de planeamento; modela e anima personagens, objectos e cenário na fase de produção; aplica efeitos visuais na fase de produção

Programador - O profissional que cria o código que suporta o jogo.


globo Mais Informação
A oferta formativa do IPB é actualmente composta por mais de uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, pós-graduações e pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado. Siga o Link para informações detalhadas.


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