Home
esact@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 

Marketing

Objetivos de formação e profissionais
O curso de Marketing forma técnicos conhecedores de comportamentos, comunicativos, persuasivos e cooperantes quando em equipas interdisciplinares, para além de possuidores de bons conhecimentos de Tecnologias de Informação e Comunicação, preparando-os com ferramentas que lhes permitem perceber o seu entorno e delinear planos de acção. Entre as competências a adquirir encontram-se as vendas, a assistência pós-venda, o merchandising, as promoções, a fixação de preços, os estudos de mercado, o lançamento de novos produtos, apenas para citar alguns exemplos.


Requisitos de Acesso
Os estudantes podem candidatar-se ao 1.º ciclo de estudos através do regime geral de acesso, dos regimes especiais de acesso e de concursos especiais, conforme consta da descrição do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizada pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentada na secção 8 do Suplemento ao Diploma. Podem candidatar-se, através de concurso nacional, os estudantes que obtenham uma classificação mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200) numa das seguintes provas nacionais de ingresso: Economia, Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Português.
 
Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Economia e Gestão, Marketing, Ciências da Comunicação.
 
Perfil ocupacional dos diplomados
A licenciatura em Marketing insere-se na área de formação de Ciências Empresariais e Direito, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma actividade de carácter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.


Diretor de Curso
Ricardo Jorge Vieira Correia (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
AudioVisuaisAV6.00.0
ComunicaçãoCom.6.00.0
DireitoDir6.00.0
Gestão e Ciências EmpresariaisGCE120.00.0
InformáticaInf.18.00.0
Línguas EstrangeirasLing.6.00.0
MatemáticaMat.18.00.0
Total 180.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
11 Semestral Fundamentos de MarketingGCE162.060.06.0
11 Semestral Informática Aplicada ao MarketingInf.162.060.06.0
11 Semestral Ingles Técnico e ComercialLing.162.060.06.0
11 Semestral Introdução a GestãoGCE162.060.06.0
11 Semestral MatemáticaMat.162.060.06.0
12 Semestral Comportamento do ConsumidorGCE162.060.06.0
12 Semestral Comunicação em MarketingGCE162.060.06.0
12 Semestral EconomiaGCE162.060.06.0
12 Semestral Marketing de ServiçosGCE162.060.06.0
12 Semestral Noçoes Gerais de ContabilidadeGCE162.060.06.0
21 Semestral Estatística Aplicada ao MarketingMat.162.060.06.0
21 Semestral Estudos de MercadoGCE162.060.06.0
21 Semestral Gestao de Produtos e MarcasGCE162.060.06.0
21 Semestral PricingGCE162.060.06.0
21 Semestral Publicidade e Relações PúblicasGCE162.060.06.0
22 Semestral Analise de DadosMat.162.060.06.0
22 Semestral Comunicação Visual e DesignCom.162.060.06.0
22 Semestral Direito do MarketingDir162.060.06.0
22 Semestral Gestao de Vendas e NegociaçãoGCE162.060.06.0
22 Semestral MultimediaAV162.060.06.0
31 Semestral Distribuiçao e MerchandisingGCE162.060.06.0
31 Semestral Gestao da Informaçao de MarketingInf.162.060.06.0
31 Semestral Marketing Business-to-BusinessGCE162.060.06.0
31 Semestral Marketing DigitalInf.162.060.06.0
32 Semestral Marketing EstrategicoGCE162.060.06.0
32 Semestral Estagio/ProjetoGCE405.0280.015.0
31 Semestral Inovaçao e EmpreendedorismoGCE162.060.06.0
32 Semestral Marketing InternacionalGCE162.060.06.0
32 Semestral Seminarios de MarketingGCE81.030.03.0


globo Mais Informação
A oferta formativa do IPB é actualmente composta por mais de uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, pós-graduações e pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado. Siga o Link para informações detalhadas.
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, Instituto Politécnico de Bragança, Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128. 5370-202 Mirandela.
Tel: 278201340/300029900. E-mail Geral: esact@ipb.pt