Perfil de Saída
O processo de desenvolvimento de um jogo - Design de Jogos Digitais - envolve a integração de várias áreas: mecânica do jogo (game mechanics, gameplay), artes visuais, programação, processo de produção, áudio, narrativa. Por conseguinte, os profissionais de game design são usualmente indivíduos criativos, com um vasto leque de referências que utilizam para gerar novas ideias ou conteúdos. Dada a interdependência disciplinar, precisam de compreender os aspectos técnicos e de produção. Para além disso, devem conseguir trabalhar com um conjunto de constrangimentos interrelacionados, tomando decisões criativas para resolver conflitos e mantendo o jogo divertido e interessante. Posto isto, devem ter uma boa capacidade de análise e crítica. No caso da licenciatura proposta, a estrutura curricular permite dar ênfase às áreas de Design, Artes Visuais e Programação, tal como definidas pela IGDA. reconhecida pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Este ciclo de estudos está articulado de modo propício à exploração dos jogos digitais enquanto comentário social, arte, ferramentas educacionais, medias narrativos, ou forma de entretenimento da sociedade global contemporânea.Game Designer - O profissional que decide qual o fluxo e forma de jogo de acordo com um conceito original ou adaptado.
Técnico de Arte ou Animador - O profissional que cria o conceito visual ou storyboard na fase de planeamento; modela e anima personagens, objectos e cenário na fase de produção; aplica efeitos visuais na fase de produção
Programador - O profissional que cria o código que suporta o jogo.
Mais Informação A oferta formativa do IPB é actualmente composta por mais de uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, pós-graduações e pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado. Siga o Link para informações detalhadas. |