Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais
Objetivos de formação e profissionaisO grau de mestre em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais é conferido aos alunos que demonstrem ter, nesta área, a capacidade de:
- Analisar e refletir sobre significados, funções e impactos do design e tecnologias dos jogos digitais na contemporaneidade, deter uma visão geral da indústria e demonstrar capacidade de investigação na área.
- Concetualizar, desenvolver e validar soluções pragmáticas analisando os requisitos e a experiência dos utilizadores.
- Desempenhar um papel como designer, desenvolvedor, produtor, artista técnico, jornalista crítico, professor ou investigador numa equipa de design e desenvolvimento de jogos e contextos mais abrangentes (nacional / internacional; entretenimento / jogos sérios; investigação).
- Usar ferramentas de gestão de projetos, controlo de versões e gestão de equipas de design e desenvolvimento.
- Alicerçar a motivação intrínseca e o desenvolvimento de competências intelectuais, práticas, técnicas, organizacionais e de comunicação ao longo da vida, informando a praxis individual e colaborativa. |
Requisitos de Acesso | Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando
capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos. | | Perfil do programa de estudos | O Mestrado DDJD tem como fundamento dotar os seus alunos de uma sólida formação técnica e científica, através da prática interdisciplinar alicerçada no design de jogos, articulando-se com áreas científicas necessárias ao desenvolvimento, avaliação e difusão dos jogos digitais, respondendo a necessidades reais de empresas e instituições, refletindo o impacto cultural e tecnológico significativo dos jogos digitais e pensando o futuro da área.
São objetivos gerais:
- Contribuir com quadros superiores habilitados (mestres) no âmbito do design e desenvolvimento de jogos digitais para enriquecimento das diversas áreas de atividade das indústrias criativas;
- Responder às transformações sociais, económicas, tecnológicas e culturais valorizando recursos e ativos específicos do território nacional;
- Promover competências de investigação na área dos jogos digitais e estimular projetos inovadores;
- Promover um empreendedorismo qualificado e criativo no segmento emergente dos jogos digitais. | | Perfil ocupacional dos diplomados | O curso de mestrado visa dotar os alunos de uma formação que lhes permita:
- Analisar e refletir sobre significados, funções e impactos do design e tecnologias dos jogos digitais na contemporaneidade, deter uma visão geral da indústria e demonstrar capacidade de investigação na área.
- Concetualizar, desenvolver e validar soluções pragmáticas analisando os requisitos e a experiência dos utilizadores.
- Desempenhar um papel como designer, desenvolvedor, produtor, artista técnico, jornalista crítico, professor ou investigador numa equipa de design e desenvolvimento de jogos e contextos mais abrangentes (nacional / internacional; entretenimento / jogos sérios; investigação).
- Usar ferramentas de gestão de projetos, controlo de versões e gestão de equipas de design e desenvolvimento.
- Alicerçar a motivação intrínseca e o desenvolvimento de competências intelectuais, práticas, técnicas, organizacionais e de comunicação ao longo da vida, informando a praxis individual e colaborativa. |
Diretor de CursoJoao Paulo Pereira de Sousa ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudosÁrea Científica | Sigla | Créditos ECTS | Obrigatórios | Opcionais | Artes | A | 1.5 | 0.0 | Artes/Design de Jogos/Informática/Ciências Sociais e Emp. | ADIC | 21.0 | 21.0 | Ciências Sociais e Empresariais | CSE | 6.0 | 0.0 | Design de Jogos | DJ | 19.5 | 0.0 | Design e desenvolvimento de jogos | DDJ | 54.0 | 0.0 | Informática | I | 12.0 | 0.0 | Qualquer área científica | QAC | 6.0 | 0.0 | Total
| 120.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Acreditação/Registo
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