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Comunicação Digital

Objetivos de formação e profissionais
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (18 créditos), técnica (72 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Comunicação Digital é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.


Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
 
Perfil do programa de estudos
Gerir a comunicação da organização, planear e implementar planos de comunicação, monitorizar e avaliar as ações do plano, assim como produzir conteúdos para diferentes plataformas digitais, sustentando a sua atuação nas potencialidades do ambiente digital, salvaguardando a ética e a legalidade.
 
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Comunicação Digital insere-se na área de formação de Artes, Comunicação e Multimédia, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
- Conceber planos de comunicação adequados a diferentes contextos de modo a potenciar a presença digital.
- Implementar as ações projetadas no plano de comunicação em ambiente digital, considerando os aspetos legais e éticos.
- Gerir a informação de suporte à comunicação no que concerne à procura, seleção, organização, análise, partilha e publicação.
- Planear e produzir conteúdos de comunicação considerando os objetivos da organização, os objetivos do público-alvo, e as características dos meios de comunicação.
- Monitorizar, analisar e medir indicadores de performance, identificar ações com melhores resultados e implementar medidas corretivas.
- Desenvolver estratégias que promovam a dinamização dos relacionamentos entre a organização e os públicos de interesse.



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Audiovisual e Produção dos MediaAud.P.M.66.00.0
Ciências InformáticasC.Inf.6.00.0
DireitoDir.6.00.0
EstatísticaEst.6.00.0
InformáticaInf.6.00.0
Língua EstrangeiraLing.E.6.00.0
Língua MaternaLing.M.6.00.0
Marketing e PublicidadeMP18.00.0
Total 120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
12 Semestral Comunicação OrganizacionalAud.P.M.162.060.06.0
11 Semestral Comunicação VisualAud.P.M.162.060.06.0
12 Semestral Design de InteraçãoAud.P.M.162.060.06.0
11 Semestral Ferramentas InformáticasInf.162.060.06.0
11 Semestral Fundamentos de MarketingMP162.060.06.0
11 Semestral Inglês TécnicoLing.E.162.060.06.0
12 Semestral Laboratório Audiovisual IAud.P.M.162.060.06.0
12 Semestral Redação WebAud.P.M.162.060.06.0
11 Semestral Técnicas de Expressão e ComunicaçãoLing.M.162.060.06.0
12 Semestral Tecnologias WebAud.P.M.162.060.06.0
21 Semestral Análise de DadosEst.162.060.06.0
21 Semestral Direito da ComunicaçãoDir.162.060.06.0
22 Semestral EstágioAud.P.M.750.020.030.0
21 Semestral Gestão da InformaçãoC.Inf.162.060.06.0
21 Semestral Laboratório Audiovisual IIAud.P.M.162.060.06.0
21 Semestral Marketing DigitalMP162.060.06.0


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