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Gestão de Vendas e Marketing

Objetivos de formação e profissionais
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos), técnica (66 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Gestão de Vendas e Marketing é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.


Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
 
Perfil do programa de estudos
Colaborar, de forma autónoma ou sob supervisão, no departamento comercial ou de marketing, recorrendo a técnicas de organização, argumentação, negociação e venda, apoiando-se em ferramentas baseadas em tecnologias de informação e comunicação, promovendo a prospeção e captação de novos clientes e garantindo a satisfação e fidelização de clientes atuais.
 
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Vendas e Marketing insere-se na área de formação de Ciências Empresariais e Comércio, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
- Gerir a área comercial ou de vendas utilizando os canais de comunicação e de distribuição adequados.
- Participar na gestão de marketing da organização.
- Estudar os produtos e/ou serviços da organização, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral.
- Definir estratégias de produto com base na leitura e perceção das necessidades dos clientes, atuando como elo de ligação entre a empresa e o cliente.
- Dinamizar a promoção da venda e o acompanhamento do cliente.
- Gerir produtos, equipas e pontos de venda.
- Supervisionar a aplicação de técnicas de atendimento e venda presencial.
- Planear e controlar stocks.
- Monitorizar os níveis de satisfação, gerir e promover a fidelização de clientes.
- Conceber e coordenar o serviço de pós-venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente.
- Gerir a informação integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas de suporte à atividade.



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
ComércioCom.48.00.0
DireitoDir6.00.0
EconomiaEco6.00.0
Gestão e AdministraçãoGA12.00.0
InformáticaInf12.00.0
Língua EstrangeiraLing.E.6.00.0
Língua Literatura MaternaLLM6.00.0
Marketing e PublicidadeMP18.00.0
MatemáticaM6.00.0
Total 120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
11 Semestral EconomiaEco162.060.06.0
12 Semestral Estudos de MercadoMP162.060.06.0
12 Semestral Fundamentos de GestãoGA162.060.06.0
11 Semestral Fundamentos de MarketingMP162.060.06.0
12 Semestral Gestão da Força de VendasGA162.060.06.0
11 Semestral Informática Aplicada ao MarketingInf162.060.06.0
11 Semestral Inglês Técnico e ComercialLing.E.162.060.06.0
12 Semestral Métodos QuantitativosM162.060.06.0
11 Semestral Técnicas de Expressão e Documentação ComercialLLM162.060.06.0
12 Semestral Técnicas de Vendas e NegociaçãoCom.162.060.06.0
21 Semestral Comunicação de Apoio à VendaMP162.060.06.0
21 Semestral Direito Comercial e do ConsumoDir162.060.06.0
21 Semestral Distribuição e LogísticaCom.162.060.06.0
22 Semestral EstágioCom.750.020.030.0
21 Semestral Pós-venda e Gestão de ReclamaçõesCom.162.060.06.0
21 Semestral Software Aplicado à Atividade ComercialInf162.060.06.0


Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, Instituto Politécnico de Bragança, Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128. 5370-202 Mirandela.
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