Home
esact@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 

Design de Jogos Digitais e Gamificação

Objetivos de formação e profissionais
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (18 créditos), técnica (72 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Administração e Negócios é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.


Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
 
Perfil do programa de estudos
Contribuir, de forma autónoma ou sob supervisão, para analisar, desenhar, desenvolver e avaliar jogos digitais e produtos gamificados com objetivos sérios ou lúdicos recorrendo a tecnologias específicas e integrando equipas multidisciplinares.
 
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Design de Jogos Digitais e Gamificção prepara os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
1.     Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção, design e desenvolvimento de um jogo digital ou produto gamificado;
2.     Analisar diferentes ambientes e plataformas digitais para a implementação de jogos digitais ou produtos gamificados;
3.     Identificar e aplicar princípios de design adequados de acordo com públicos-alvo e contextos de aplicação de jogos digitais e produtos gamificados;
4.     Identificar e aplicar as pipelines, ferramentas, motores de jogo, algoritmos e estruturas de dados mais adequados a cada tipo de projeto;
5.     Identificar e aplicar as técnicas adequadas de conceção, captação e produção de conteúdos (imagem, vídeo, áudio, 2D e 3D);
6.     Conceber jogos digitais e produtos gamificados reconhecendo o papel das emoções e comportamentos humanos nas interações;
7.     Identificar necessidades e responder criativamente com soluções de jogos e produtos gamificados;
8.     Aplicar raciocínio analítico na resolução e descrição de problemas;
9.     Comunicar e interpretar documentação técnica em língua portuguesa e inglesa;
10.   Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação em projetos colaborativos.


Diretor de Curso
---



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
ArtesA27.00.0
Ciências da Comunicação / ArtesCCm4.00.0
Design de JogosDJ19.00.0
Design de Jogos/Informática/ArtesDJ / I / A48.00.0
InformáticaI18.00.0
LinguasL4.00.0
Total 120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
11 Semestral Comunicação Visual e Semiótica para JogosCCm108.040.04.0
11 Semestral Inglês Técnico para JogosL108.040.04.0
11 Semestral Introdução à programaçãoI108.040.06.0
11 Semestral Laboratório de Jogos 1DJ / I / A108.040.06.0
11 Semestral Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 1DJ108.040.04.0
11 Semestral Vídeo, pós-produção e gráficos animadosA108.040.06.0
12 Semestral Assets 2DA108.040.06.0
12 Semestral Design da Experiência do Utilizador (UxD)DJ108.040.03.0
12 Semestral Design de Interfaces para Jogos (UI)A108.040.03.0
12 Semestral Laboratório de Jogos 2DJ / I / A108.040.06.0
12 Semestral Motores e Plataformas de Desenvolvimento 1I108.040.06.0
12 Semestral Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 2DJ108.040.06.0
21 Semestral 3D Low Poly para REA108.040.06.0
21 Semestral Áudio imersivo para REA108.040.03.0
21 Semestral Laboratório de Jogos 3DJ / I / A108.040.06.0
21 Semestral Motores e Plataformas de Desenvolvimento 2I108.040.06.0
21 Semestral Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 3DJ108.040.06.0
21 Semestral Vídeo 360ºA108.040.03.0
22 Semestral EstágioDJ / I / A108.040.030.0


Acreditação/Registo

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, Instituto Politécnico de Bragança, Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128. 5370-202 Mirandela.
Tel: 300029900/300029918/278201340. Serviços Académicos: academicos-esact@ipb.pt | E-mail Geral: esact@ipb.pt