Design de Jogos Digitais e Gamificação
Objetivos de formação e profissionaisO diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (18 créditos), técnica (72 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Administração e Negócios é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia. |
Requisitos de Acesso | Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional. | | Perfil do programa de estudos | Contribuir, de forma autónoma ou sob supervisão, para analisar, desenhar, desenvolver e avaliar jogos digitais e produtos gamificados com objetivos sérios ou lúdicos recorrendo a tecnologias específicas e integrando equipas multidisciplinares. | | Perfil ocupacional dos diplomados | O Curso Técnico Superior Profissional em Design de Jogos Digitais e Gamificção prepara os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
1. Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção, design e desenvolvimento de um jogo digital ou produto gamificado;
2. Analisar diferentes ambientes e plataformas digitais para a implementação de jogos digitais ou produtos gamificados;
3. Identificar e aplicar princípios de design adequados de acordo com públicos-alvo e contextos de aplicação de jogos digitais e produtos gamificados;
4. Identificar e aplicar as pipelines, ferramentas, motores de jogo, algoritmos e estruturas de dados mais adequados a cada tipo de projeto;
5. Identificar e aplicar as técnicas adequadas de conceção, captação e produção de conteúdos (imagem, vídeo, áudio, 2D e 3D);
6. Conceber jogos digitais e produtos gamificados reconhecendo o papel das emoções e comportamentos humanos nas interações;
7. Identificar necessidades e responder criativamente com soluções de jogos e produtos gamificados;
8. Aplicar raciocínio analítico na resolução e descrição de problemas;
9. Comunicar e interpretar documentação técnica em língua portuguesa e inglesa;
10. Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação em projetos colaborativos. |
Áreas científicas que integram o plano de estudosÁrea Científica | Sigla | Créditos ECTS | Obrigatórios | Opcionais | Artes | A | 27.0 | 0.0 | Ciências da Comunicação / Artes | CCm | 4.0 | 0.0 | Design de Jogos | DJ | 19.0 | 0.0 | Design de Jogos/Informática/Artes | DJ / I / A | 48.0 | 0.0 | Informática | I | 18.0 | 0.0 | Linguas | L | 4.0 | 0.0 | Total | 120.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Ano | Sem | Tipo | Unidade Curricular | Área Científica | Tempo de trabalho (horas) | Créditos ECTS | Total | Contacto | 1 | 1 | Semestral | Comunicação Visual e Semiótica para Jogos | CCm | 108.0 | 40.0 | 4.0 | 1 | 1 | Semestral | Inglês Técnico para Jogos | L | 108.0 | 40.0 | 4.0 | 1 | 1 | Semestral | Introdução à programação | I | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 1 | 1 | Semestral | Laboratório de Jogos 1 | DJ / I / A | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 1 | 1 | Semestral | Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 1 | DJ | 108.0 | 40.0 | 4.0 | 1 | 1 | Semestral | Vídeo, pós-produção e gráficos animados | A | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 1 | 2 | Semestral | Assets 2D | A | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 1 | 2 | Semestral | Design da Experiência do Utilizador (UxD) | DJ | 108.0 | 40.0 | 3.0 | 1 | 2 | Semestral | Design de Interfaces para Jogos (UI) | A | 108.0 | 40.0 | 3.0 | 1 | 2 | Semestral | Laboratório de Jogos 2 | DJ / I / A | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 1 | 2 | Semestral | Motores e Plataformas de Desenvolvimento 1 | I | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 1 | 2 | Semestral | Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 2 | DJ | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 2 | 1 | Semestral | 3D Low Poly para RE | A | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 2 | 1 | Semestral | Áudio imersivo para RE | A | 108.0 | 40.0 | 3.0 | 2 | 1 | Semestral | Laboratório de Jogos 3 | DJ / I / A | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 2 | 1 | Semestral | Motores e Plataformas de Desenvolvimento 2 | I | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 2 | 1 | Semestral | Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 3 | DJ | 108.0 | 40.0 | 6.0 | 2 | 1 | Semestral | Vídeo 360º | A | 108.0 | 40.0 | 3.0 | 2 | 2 | Semestral | Estágio | DJ / I / A | 108.0 | 40.0 | 30.0 |
Acreditação/Registo
|
|