Home
esact@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 

Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico

Objetivos de formação e profissionais
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos), técnica (66 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.


Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
 
Perfil do programa de estudos
Colaborar, de forma autónoma ou sob supervisão, no departamento comercial ou de marketing, recorrendo a técnicas de organização, argumentação, negociação e venda, apoiando-se em ferramentas baseadas em tecnologias de informação e comunicação, promovendo a prospeção e captação de novos clientes e garantindo a satisfação e fidelização de clientes atuais.
 
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico insere-se na área de formação de Marketing e Publicidade, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
- Gerir a área comercial ou de vendas utilizando os canais de comunicação, venda e distribuição adequados.
- Participar na gestão de marketing da organização.
- Estudar os produtos e/ou serviços da organização, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral.
- Definir estratégias de produto com base na leitura e perceção das necessidades dos clientes, atuando como elo de ligação entre a empresa e o cliente.
- Dinamizar a promoção da venda e o acompanhamento do cliente.
- Gerir produtos, equipas e pontos de venda.
- Supervisionar a aplicação de técnicas de atendimento e venda omni-canal.
- Planear e controlar stocks.
- Monitorizar os níveis de satisfação, gerir e promover a fidelização de clientes.
- Conceber e coordenar o serviço de pós-venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente.
- Gerir a informação integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas de suporte à atividade.


Diretor de Curso
Ricardo Jorge Vieira Correia (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Audiovisuais e produção dos mediaAPM12.00.0
Ciências EmpresariaisCE6.00.0
Ciências informáticasCI24.00.0
DireitoDir6.00.0
EstatísticaEst6.00.0
Gestão e AdministraçãoGA6.00.0
Línguas e literaturas estrangeirasLLE6.00.0
Marketing e publicidadeMP54.00.0
Total 120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
11 Semestral Gestão de MarketingMP162.060.06.0
11 Semestral Inglês Aplicado ao MarketingLLE162.060.06.0
11 Semestral Introdução à GestãoGA162.060.06.0
11 Semestral Métodos e Estatística para o MarketingEst162.060.06.0
11 Semestral Tecnologias da Informação e ComunicaçãoCI162.060.06.0
12 Semestral Comunicação de Apoio à VendaMP162.060.06.0
12 Semestral Distribuição e LogísticaCE162.060.06.0
12 Semestral Escrita Criativa Aplicada ao MarketingAPM162.060.06.0
12 Semestral Gestão Comercial e NegociaçãoMP162.060.06.0
12 Semestral MultimédiaAPM162.060.06.0
21 Semestral Comércio EletrónicoCI162.060.06.0
21 Semestral Direito do Marketing DigitalDir162.060.06.0
21 Semestral Gestão da Informação de MarketingCI162.060.06.0
21 Semestral Marketing DigitalAPM162.060.06.0
21 Semestral Marketing RelacionalMP162.060.06.0
22 Semestral EstágioMP162.060.030.0


Acreditação/Registo
Registo inicial: R/Cr 85/2014 de 20-10-2014
Registos de alteração:
R/Cr 85.1/2014 de 02-02-2016 | R/Cr 85.2/2014 de 29-04-2022
Diplomas legais: Aviso n.º 14253/2015 de 04-12-2015 | Aviso n.º 14724/2016 de 24-11-2016
Selo APPM

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, Instituto Politécnico de Bragança, Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128. 5370-202 Mirandela.
Tel: 300029900/300029918/278201340. Serviços Académicos: academicos-esact@ipb.pt | E-mail Geral: esact@ipb.pt