Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico
Objetivos de formação e profissionaisO diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos), técnica (66 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia. |
Requisitos de Acesso | Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional. | | Perfil do programa de estudos | Colaborar, de forma autónoma ou sob supervisão, no departamento comercial ou de marketing, recorrendo a técnicas de organização, argumentação, negociação e venda, apoiando-se em ferramentas baseadas em tecnologias de informação e comunicação, promovendo a prospeção e captação de novos clientes e garantindo a satisfação e fidelização de clientes atuais. | | Perfil ocupacional dos diplomados | O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico insere-se na área de formação de Marketing e Publicidade, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
- Gerir a área comercial ou de vendas utilizando os canais de comunicação, venda e distribuição adequados.
- Participar na gestão de marketing da organização.
- Estudar os produtos e/ou serviços da organização, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral.
- Definir estratégias de produto com base na leitura e perceção das necessidades dos clientes, atuando como elo de ligação entre a empresa e o cliente.
- Dinamizar a promoção da venda e o acompanhamento do cliente.
- Gerir produtos, equipas e pontos de venda.
- Supervisionar a aplicação de técnicas de atendimento e venda omni-canal.
- Planear e controlar stocks.
- Monitorizar os níveis de satisfação, gerir e promover a fidelização de clientes.
- Conceber e coordenar o serviço de pós-venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente.
- Gerir a informação integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas de suporte à atividade. |
Diretor de CursoRicardo Jorge Vieira Correia ( | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) |
Áreas científicas que integram o plano de estudosÁrea Científica | Sigla | Créditos ECTS | Obrigatórios | Opcionais | Audiovisuais e produção dos media | APM | 12.0 | 0.0 | Ciências Empresariais | CE | 6.0 | 0.0 | Ciências informáticas | CI | 24.0 | 0.0 | Direito | Dir | 6.0 | 0.0 | Estatística | Est | 6.0 | 0.0 | Gestão e Administração | GA | 6.0 | 0.0 | Línguas e literaturas estrangeiras | LLE | 6.0 | 0.0 | Marketing e publicidade | MP | 54.0 | 0.0 | Total
| 120.0 | 0.0 |
Plano de estudos
Acreditação/RegistoRegisto inicial: R/Cr 85/2014 de 20-10-2014
Registos de alteração:
R/Cr 85.1/2014 de 02-02-2016 | R/Cr 85.2/2014 de 29-04-2022
Diplomas legais: Aviso n.º 14253/2015 de 04-12-2015 | Aviso n.º 14724/2016 de 24-11-2016
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