Home
esact@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 

Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico

Objetivos de formação e profissionais
O diploma de técnico superior profissional é conferido após um ciclo de estudos de 120 créditos, que inclui três componentes de formação: geral e científica (24 créditos), técnica (66 créditos) e em contexto de trabalho (30 créditos).
Para concluir o curso os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos.
O diploma de técnico superior profissional em Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico é conferido aos alunos que demonstrem, nesta área:
a) possuir conhecimentos e capacidade de compreensão;
b) saber aplicar, em contextos profissionais, os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos;
c) ter capacidade de identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas concretos e abstratos bem definidos;
d) possuir competências que lhes permitam comunicar acerca da sua compreensão das questões, competências e atividades, com os seus pares, supervisores e clientes;
e) possuir competências de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos com alguma autonomia.


Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
 
Perfil do programa de estudos
Colaborar, de forma autónoma ou sob supervisão, no departamento comercial ou de marketing, recorrendo a técnicas de organização, argumentação, negociação e venda, apoiando-se em ferramentas baseadas em tecnologias de informação e comunicação, promovendo a prospeção e captação de novos clientes e garantindo a satisfação e fidelização de clientes atuais.
 
Perfil ocupacional dos diplomados
O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Marketing e Comércio Eletrónico insere-se na área de formação de Marketing e Publicidade, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos:
- Gerir a área comercial ou de vendas utilizando os canais de comunicação, venda e distribuição adequados.
- Participar na gestão de marketing da organização.
- Estudar os produtos e/ou serviços da organização, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral.
- Definir estratégias de produto com base na leitura e perceção das necessidades dos clientes, atuando como elo de ligação entre a empresa e o cliente.
- Dinamizar a promoção da venda e o acompanhamento do cliente.
- Gerir produtos, equipas e pontos de venda.
- Supervisionar a aplicação de técnicas de atendimento e venda omni-canal.
- Planear e controlar stocks.
- Monitorizar os níveis de satisfação, gerir e promover a fidelização de clientes.
- Conceber e coordenar o serviço de pós-venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente.
- Gerir a informação integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas de suporte à atividade.


Diretor de Curso
Maria Patrocinia Correia Ferreira (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)



Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Audiovisuais e produção dos mediaAPM12.00.0
Ciências EmpresariaisCE6.00.0
Ciências informáticasCI24.00.0
DireitoDir6.00.0
EstatísticaEst6.00.0
Gestão e AdministraçãoGA6.00.0
Línguas e literaturas estrangeirasLLE6.00.0
Marketing e publicidadeMP54.00.0
Total 
120.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoUnidade CurricularÁrea
Científica
Tempo de trabalho
(horas)
Créditos
ECTS
TotalContacto
11Semestral 
Gestão de MarketingMP162.060.06.0
11Semestral 
Inglês Aplicado ao MarketingLLE162.060.06.0
11Semestral 
Introdução à GestãoGA162.060.06.0
11Semestral 
Métodos e Estatística para o MarketingEst162.060.06.0
11Semestral 
Tecnologias da Informação e ComunicaçãoCI162.060.06.0
12Semestral 
Comunicação de Apoio à VendaMP162.060.06.0
12Semestral 
Distribuição e LogísticaCE162.060.06.0
12Semestral 
Escrita Criativa Aplicada ao MarketingAPM162.060.06.0
12Semestral 
Gestão Comercial e NegociaçãoMP162.060.06.0
12Semestral 
MultimédiaAPM162.060.06.0
21Semestral 
Comércio EletrónicoCI162.060.06.0
21Semestral 
Direito do Marketing DigitalDir162.060.06.0
21Semestral 
Gestão da Informação de MarketingCI162.060.06.0
21Semestral 
Marketing DigitalAPM162.060.06.0
21Semestral 
Marketing RelacionalMP162.060.06.0
22Semestral 
EstágioMP810.0750.030.0


Acreditação/Registo
Registo inicial: R/Cr 85/2014 de 20-10-2014
Registos de alteração:
R/Cr 85.1/2014 de 02-02-2016 | R/Cr 85.2/2014 de 29-04-2022
Diplomas legais: Aviso n.º 14253/2015 de 04-12-2015 | Aviso n.º 14724/2016 de 24-11-2016

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, Instituto Politécnico de Bragança, Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128. 5370-202 Mirandela.
Tel: 300029900/300029918/278201340. Serviços Académicos: academicos-esact@ipb.pt | E-mail Geral: esact@ipb.pt