Requisitos de Acesso |
Podem candidatar-se à inscrição num CTeSP: os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional. |
Perfil do programa de estudos |
Contribuir, de forma autónoma ou sob supervisão, para analisar, desenhar, desenvolver e avaliar jogos digitais e produtos gamificados com objetivos sérios ou lúdicos recorrendo a tecnologias específicas e integrando equipas multidisciplinares. |
Perfil ocupacional dos diplomados |
O Curso Técnico Superior Profissional em Design de Jogos Digitais e Gamificção prepara os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do programa de estudos: 1. Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção, design e desenvolvimento de um jogo digital ou produto gamificado; 2. Analisar diferentes ambientes e plataformas digitais para a implementação de jogos digitais ou produtos gamificados; 3. Identificar e aplicar princípios de design adequados de acordo com públicos-alvo e contextos de aplicação de jogos digitais e produtos gamificados; 4. Identificar e aplicar as pipelines, ferramentas, motores de jogo, algoritmos e estruturas de dados mais adequados a cada tipo de projeto; 5. Identificar e aplicar as técnicas adequadas de conceção, captação e produção de conteúdos (imagem, vídeo, áudio, 2D e 3D); 6. Conceber jogos digitais e produtos gamificados reconhecendo o papel das emoções e comportamentos humanos nas interações; 7. Identificar necessidades e responder criativamente com soluções de jogos e produtos gamificados; 8. Aplicar raciocínio analítico na resolução e descrição de problemas; 9. Comunicar e interpretar documentação técnica em língua portuguesa e inglesa; 10. Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação em projetos colaborativos. |