| Data de Publicação: 30/09/2019
Informam-se os estudantes da EsACT que está aberta a candidatura a Bolsas de Colaboração nos Serviços de Biblioteca da EsACT, no período compreendido entre 30/09/2019 e 11/10/2019. Edital nº BC-02/2019
Local de prestação da colaboração: Biblioteca da EsACT
Funções de colaboração a desempenhar: Atendimento ao balcão e operacionalização do funcionamento dos serviços de biblioteca, em concreto tratar e gerir o fundo documental (livros, revistas, vídeos, cassetes áudio, diapositivos, filmes, mapas, CD-ROM e DVDs), oferecendo aos utentes os seguintes serviços:
- Consulta no local (em horário nele afixado), em condições de livre acesso às estantes
- Arrumação física dos documentos, permitindo o acesso direto e a procura por grandes temas
- Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal - www.rcaap.pt
- Repositório comum - IPB
- Biblioteca do Conhecimento Online - www.b-on.pt
- Rede de informação do INE - em bibliotecas do ensino superior - www.ine.pt
- PORDATA, Base de Dados de Portugal Contemporâneo
- Outros.
Perfil dos candidatos, requisitos de admissão e preferenciais: Os bolseiros deverão ter conhecimentos de informática, constituindo condição preferencial o número de créditos obtidos em unidades curriculares da área científica de informática de planos de estudos de curso técnico superior profissional, licenciatura e mestrado. Os bolseiros deverão ainda ter facilidade de expressão verbal. O Regulamento para atribuição de Bolsa de Colaboração estabelece condições preferenciais para estudantes bolseiros.
Data de início da colaboração, previsão do número de horas diárias e cronograma da colaboração:
Código
Bolsa
|
N.º
Bolsas
|
Data início e término do serviço de colaboração
|
Horário
|
Dias da semana
|
N.º horas
diárias
|
BC#1/2019
|
6 a 8
|
02/11/2019
a
15/02/2020
|
12h00-14h30 20:30 – 23:00
|
Segunda-feira a sexta-feira
|
2,5 3,5
|
BC#2/2019
|
2
|
09:00–17:00
|
Sábado
|
7
|
Nota: poderá haver ajustes nos horários de acordo com as necessidades dos serviços de biblioteca.
Critérios de selecção e seriação:
A ordenação final dos candidatos é elaborada de acordo com as condições preferenciais e critérios de seriação estabelecidos no artigo 5.º do Regulamento para Atribuição de Bolsa de Colaboração. A classificação final dos candidatos resultará da média ponderada das classificações quantitativas dos dois métodos de seleção [avaliação curricular (AC) e entrevista (E)] que será expressa na escala de 0 a 20 valores e será efetuada através da seguinte fórmula: Classificação Final, CF = 0,6 x AC + 0,4 x E.
Composição do júri: Sónia Nogueira, Subdiretora da EsACT-IPB; Ana Isabel Lopes Régua, Técnica Superior da EsACT-IPB. Marisa Borges, Técnica Superior da EsACT-IPB.
Valor da bolsa de colaboração: Carregamento do cartão de estudante (para refeição).
Período e documentação de candidatura: Apresentação de candidatura nos Serviços de Biblioteca da EsACT, de 30 de setembro até às 24 horas de 11 de outubro de 2019. A candidatura poderá também ser efetuada por submissão eletrónica da documentação exigida paraesact@ipb.pt Os candidatos deverão preencher os modelos de candidatura e Curriculum Vitae, em impressos próprios, disponíveis em www.esact.ipb.pt
Data de Publicação: 30/09/2019
O Instituto Politécnico de Bragança torna público que se encontra aberto procedimento para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para titulares de Licenciatura, para apoio à investigação e desenvolvimento na área de Jogos Sérios.
Ref.ª IPB/JogosSerios-1/2019
Área Científica/Função Design de Jogos Digitais – Programação
Fins Conceptualização da arquitetura de um jogo digital e sua implementação, assim como aplicações complementares, de acordo com o design definido, coordenando os objetivos previstos no projeto com o gameplay e a criação e implementação de assets.
Objetivos a atingir pelo candidato a) Conceptualizar a arquitetura de um jogo digital e aplicações complementares (audio-based; visual) b) Implementar o core loop e features do jogo digital e aplicações complementares c) Certificar a usabilidade e acessibilidade do jogo e aplicações complementares d) Documentar o processo de implementação e) Participar nas reuniões de planificação e revisão de trabalho f) Submeter deliverables no closing kit g) Redigir o postmortem de tarefas
Requisitos de admissão Podem candidatar-se a esta bolsa todos os indivíduos maiores detentores dos seguintes requisitos, comprovados documentalmente: a) Licenciado em Design de Jogos Digitais ou área afim; b) Experiência de implementação em motores de jogos, nomeadamente Unity e Unreal; c) Conhecimentos de linguagens scripting, nomeadamente C#; d) Conhecimentos de processos e documentação de desenvolvimento de jogos; e) Conhecimentos de modelação e animação 3D (Blender).
Condições de preferência - Bons conhecimentos de inglês; - Autonomia na resolução de problemas; - Boa capacidade de análise e crítica.
Plano de Trabalho No âmbito de atividades de investigação e desenvolvimento na área de Jogos Sérios, desenvolve-se um conjunto de No âmbito de atividades de investigação e desenvolvimento na área de Jogos Sérios, desenvolve-se um conjunto de tarefas enquadráveis num perfil de Programador de Jogos, a concretizar de acordo com cronograma de desenvolvimento do projeto, destacando-se a conceptualização da arquitetura de um jogo digital e sua implementação, de acordo com o design definido, coordenando os objetivos previstos no projeto com o gameplay e a criação e implementação de assets.
Data de Publicação: 30/09/2019
O Instituto Politécnico de Bragança torna público que se encontra aberto procedimento para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para titulares de Licenciatura, para apoio à investigação e desenvolvimento na área de Jogos Sérios.
Ref.ª IPB/JogosSerios-2/2019
Área Científica/Função Design de Jogos Digitais –Game Designer & UI
Fins Conceção e desenvolvimento do design de um jogo sério digital e apoio à sua implementação, assim como de aplicações complementares, coordenando os objetivos previstos no projeto com o gameplay e a criação e implementação de assets. Apoio à implementação de UI e som.
Objetivos a atingir pelo candidato a) Conceptualizar um jogo sério digital e aplicações complementares (audio-based; visual) b) Pós-produzir elementos recolhidos em audiovisual c) Certificar a usabilidade e acessibilidade do jogo e aplicações complementares d) Documentar a pipeline de design e desenvolvimento e assegurar a revisão da documentação de design e) Assegurar a qualidade final de assets e assistir à implementação destes no jogo digital e aplicações complementares f) Participar nas reuniões de planificação e revisão de trabalho g) Submeter deliverables no closing kit h) Redigir o postmortem de tarefas
Requisitos de admissão Podem candidatar-se a esta bolsa todos os indivíduos maiores detentores dos seguintes requisitos, comprovados documentalmente: a) Licenciado em Design de Jogos Digitais ou área afim; b) Domínio de processos e documentação de design e desenvolvimento de jogos; c) Conhecimentos de princípios de design de jogos sérios; d) Experiência de implementação em motores de jogos, nomeadamente Unity; e) Conhecimentos de modelação e animação 3D (Blender), Edição de Imagem (Adobe Photoshop) e Desenho Vetorial (Adobe Illustrator); f) Conhecimentos de pós-produção audiovisual.
Condições de preferência - Bons conhecimentos de inglês; - Autonomia na resolução de problemas; - Boa capacidade de análise e crítica.
Plano de Trabalho No âmbito de atividades de investigação e desenvolvimento na área de Jogos Sérios, desenvolve-se um conjunto de tarefas enquadráveis num perfil de Designer de Jogos, a concretizar de acordo com cronograma de desenvolvimento do projeto, destacando-se a conceptualização, design e desenvolvimento de um jogo sério digital, contribuindo para a consolidação estética do jogo, coordenando os objetivos previstos no projeto com o gameplay e a criação e implementação de assets.
Data de Publicação: 30/09/2019
O Instituto Politécnico de Bragança torna público que se encontra aberto procedimento para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para titulares de Licenciatura, para apoio à investigação e desenvolvimento na área de Jogos Sérios.
Ref.ª IPB/JogosSerios-3/2019
Área Científica/Função Design de Jogos Digitais –Artista 3D
Fins Produção de arte 3D final e animações 3D de um jogo digital e sua implementação, assim como aplicações complementares, de acordo com o design definido, coordenando os objetivos previstos no projeto com o gameplay e a criação e implementação de assets. Produção de assets 2D para UI.
Objetivos a atingir pelo candidato a) Conceptualizar a arte de um jogo digital e aplicações complementares (audio-based; visual) b) Produzir assets em qualidade final e assistir a implementação destes no jogo digital e aplicações complementares c) Pós-produzir elementos recolhidos em audiovisual d) Certificar a usabilidade e acessibilidade do jogo e aplicações complementares e) Documentar a pipeline de arte f) Participar nas reuniões de planificação e revisão de trabalho g) Submeter deliverables no closing kit h) Redigir o postmortem de tarefas
Requisitos de admissão Podem candidatar-se a esta bolsa todos os indivíduos maiores detentores dos seguintes requisitos, comprovados documentalmente: a) Licenciado em Design de Jogos Digitais ou área afim; b) Experiência na criação de concept art e assets, nomeadamente para jogos 3D; c) Experiência com softwares específicos ao desenvolvimento de arte e animação 3D; d) Experiência na criação de assets 2D, nomeadamente UI; e) Conhecimentos de processos e documentação de design e desenvolvimento de jogos; f) Conhecimentos de pós-produção audiovisual.
Condições de preferência - Bons conhecimentos de inglês; - Autonomia na resolução de problemas; - Boa capacidade de análise e crítica.
Plano de Trabalho No âmbito de atividades de investigação e desenvolvimento na área de Jogos Sérios, desenvolve-se um conjunto de tarefas enquadráveis num perfil de Artista 3D, a concretizar de acordo com cronograma de desenvolvimento do projeto, destacando-se a conceptualização de cenários e personagens, assim como a produção de arte 3D final e animações 3D de um jogo digital e sua implementação, de acordo com o design definido, coordenando os objetivos previstos no projeto com o gameplay e a criação e implementação de assets.
Data de Publicação: 19/09/2019
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) torna público que se encontra aberto procedimento para
atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para titulares de Mestrado, para apoio a
funcionalidades inerentes à agência de comunicação do IPB na área das Ciências da Comunicação. Ref.ª IPB/Comunicação-3/2019
Área Científica/Função Ciências da Comunicação
Fins Desenvolvimento de conteúdos do IPB, dinamização das peças da comunicação e informação para sustentar os diferentes canais de comunicação institucionais.
Objetivos a atingir pelo candidato a) Apoiar a sistematização interna e externa da comunicação da instituição; b) Participar na produção de elementos a incluir na gestão de redes sociais, nos portais institucionais e outras vias de disseminação de informação. c) Desenvolver conteúdos do IPB, dinamizar as peças da comunicação e de informação para alimentar os vários canais de comunicação institucionais.
Requisitos de admissão Podem candidatar-se a esta bolsa todos os indivíduos maiores detentores, dos seguintes requisitos, comprovados documentalmente: a) Mestrado em Ciências da Comunicação, Ramo – Jornalismo; b) Licenciatura em Ciências da Comunicação; c) Experiência no processo de produção e edição de conteúdos informativos e institucionais; d) Experiência na coordenação e organização da agenda e do trabalho de equipa no terreno; e) Conhecimentos de softwares de edição e gestão de ficheiros multimédia; f) Conhecimentos técnicos do processo de produção e edição áudio e vídeo, planeamento e execução de conteúdos; estratégia de comunicação, especialmente em ambientes digitais (websites, intranet e redes sociais); g) Elaboração de reportagens (entrevistas, textos, voz-off, edição).
Condições de preferência - Bons conhecimentos de inglês; - Autonomia na resolução de problemas; - Boa capacidade de análise e crítica.
Plano de Trabalho No âmbito da bolsa, dever-se-ão desenvolver um conjunto de tarefas compatíveis com a missão da comunicação institucional, nas suas dimensões de recolha processamento e difusão. As tarefas decorrerão com o plano de atividades de comunicação definidas no plano de comunicação do IPB.
| Dezembro - 2024 | Dom | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sab | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |
29 | 30 | 31 |   |   |   |   |
Janeiro - 2025 | Dom | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sab | | | | 1 | 2 | 3 | 4 |
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |   |
Fevereiro - 2025 | Dom | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sab | | | | | | | 1 |
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |   |
|