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Data de Publicação: 30/05/2022
A Comissão de Curso do Mestrado em Administração Autárquica dinamia juntos dos seus atuais alunos a quarta sessão do ciclo de “(RE)Encontros sobre e com a Administração Autárquica”, dedicada ao “Design de Investigação em Administração Autárquica”.

Convidados:
  • Filipe Grilo | Professor Auxiliar convidado na Faculdade de Economia e Investigador Externo no CEF, Universidade do Porto
  • Tânia Maia | Assistente convidada na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB)
Breve resenha biográfica

Filipe Grilo
I completed my PhD in Economics at the School of Economics and Management, University of Porto (FEP), in January 2021.
  • Since 2016, I have been working as a teaching assistant at FEP and collaborated several times with Porto Business School. Since October 2021, I have been collaborating with Águeda School of Technology and Management, University of Aveiro.
  • I have published seven scientific articles in International and Portuguese journals. The most cited paper is “The Use of Game Theory in Regional Economics: a quantitative retrospective” with eight citations. This article was published in Papers in Regional Science, a top-field journal.
  • I have also used my econometric knowledge to contribute to other scientific areas (mainly medicine, sports, and politics). Because of that experience, I have presented several papers in international conferences, and I have published five scientific articles.• I have co-founded a start-up that applies machine learning and macro econometric techniques to forecast commodities’ prices.
Tânia Maia
Doutoranda em Políticas Públicas, na Universidade de Aveiro. Mestre em Administração Pública, pela Universidade do Minho, com a dissertação "Determinantes da Participação Eleitoral nas Freguesias Portuguesas". Assistente convidada na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB) e na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Técnica superior no Município de Braga, nas áreas de auditoria, consultoria interna e contabilidade pública.

Objetivo:
Explorar, discutir e auxiliar, conceptual e metodologicamente, a construção da proposta de trabalho de investigação.

Público-alvo:
alunos do Mestrado em Administração Autárquica que se encontram a desenvolver a sua proposta de trabalho de investigação e/ou a elaborar a sua Dissertação de Mestrado.
Categorias: Eventos

Data de Publicação: 23/05/2022
O IPB enquanto membro da RIPTUR (Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com Cursos de Turismo), proporciona aos alunos, docentes e demais interessados, o segundo webinar, no próximo dia 26 de maio, quinta-feira, às 17:00, na plataforma zoom.

O webinar terá como temática: Turismo Criativo e Sustentabilidade.
Categorias: Eventos,Webinar

Data de Publicação: 20/05/2022
Encontra-se aberto, entre os dias 20 de maio e 24 de junho de 2022, o prazo para apresentação de candidaturas para a eleição do Presidente do Instituto Politécnico de Bragança.
Categorias: Avisos,IPB

Data de Publicação: 17/05/2022
As Comissões de Curso do Mestrado em Administração Autárquica e da Licenciatura em Gestão e Administração Pública, com a especial colaboração no âmbito do Programa de Dupla Diplomação do Mestrado Profissional em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, convidam todos os interessados a participarem na terceira sessão do ciclo de “(RE)Encontros sobre e com a Administração Autárquica”, dedicada à " Políticas Públicas e Redes de Cooperação a Nível Local”.


Sessão por:

  • Cláudia Souza Passador| Professora Associada da Universidade de São Paulo (USP) | A Complexidade da Avaliação de Políticas Públicas: Marco Teórico e sua Aplicação a Nível Local;
  • Hilda Alberton de Carvalho | Professora Associada de Docentes do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná | Redes de Cooperação a Nível Local no Contexto Brasileiro;
  • Alexandre Sampaio Rosa | Investigador Colaborador do Projeto DECIDE | Redes de Governação para Educação, Juventude e Redes Place-based;

Moderação:
Marco Paschoalatto | Professor Visitante EsACT-IPB

Cláudia Souza Passador| Professora Associada da Universidade de São Paulo (USP)
Ciências Sociais USP (1990) e Comunicação Social Metodista (1991), mestrado em Administração Pública e Governo FGV/EAESP (1998), doutorado em Educação USP (2003) e Livre-Docência em Administração Pública FEARP/USP (2012). Coordenadora da Escola Técnica e de Gestão da USP (2013-2015). Docente do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Experiência na área de Administração Pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas. É professora do Programa de Pós-Graduação da FEARP; do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP/USP) e orientadora de Pós-Doutorado do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA). Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas do Instituto de Estudos Avançados da USP - Polo Ribeirão Preto (GPUBLIC/IEA/USP). Consultora Ad-doc do Cnpq, Capes e Fapesp. Professora visitante na Erasmus University e na Universidade de Salamanca. Pesquisadora associada na Universidade de Roma (Tor Vergata). Pesquisadora do NAP/CISBi (FMRP/USP) e do IEA. Professora Catedrática do Prêmio Cátedras do Desenvolvimento do IPEA (2012), e do Prêmio Cátedra Brasil da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP/2019). Líder de área do SEMEAD (FEA/USP). Prêmio Open Box da Ciência (2020): Uma das 50 mulheres protagonistas na área de ciências sociais aplicados no Brasil (2020). Diretora do Comitê Científico de Administração Pública da ANPAD (2018-2020). Vice-prefeita e Prefeita do Campus de Ribeirão Preto da USP (2016-2020). Diretora da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP). Membro do Conselho da Cátedra de Educação do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/Polo RP) e Membro do Conselho Consultivo da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP e Itaú Social (IEA). Membro do Comitê de Avaliação de Doutorado da Universidade de Pretória/África do Sul. Pesquisadora Sênior da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

Hilda Alberton de Carvalho | Professora Associada de Docentes do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992), graduação em Curso Especial Para a Formação de Professores (1996), Mestrado em Tecnologia (2002) e Doutorado em Tecnologia (2013) todos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Atualmente é professora efetiva da UTFPR. Exerceu cargos de: Chefe de departamento, coordenadora de curso de especialização, Diretora da Diretoria de Gestão da Avaliação Institucional, Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação e Ouvidora-Geral. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Gestão de pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação no trabalho, gestão de pessoas, avaliação e políticas educacionais.

Alexandre Sampaio Rosa | Investigador Colaborador do Projeto DECIDE
Doutorando, Programa Doutoral em Políticas Públicas, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro. Mestre em Ciência Política, Universidade de Aveiro. Licenciado em Gestão de Empresas, Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, Brasil. Investigador do projeto DECIDE – governação territorial descentralizada: coordenação, capacidade e responsabilização em arranjos de governação local em contextos regionais complexos –, Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, Universidade de Aveiro. Áreas de interesse: desenvolvimento rural, desenvolvimento sustentável, sistemas de inovação, políticas públicas, governança descentralizada e análise de redes sociais.

Objetivo:
Conhecer, numa perspetiva comparada, o atual cenário das Políticas Públicas e das Redes de Cooperação a nível local, no contexto brasileiro e português.

Público-alvo:
Comunidade académica, mas também autarcas, administradores, dirigentes e quadros superiores das autarquias locais e do setor empresarial local e outros interessados.

Categorias: Eventos

Data de Publicação: 16/05/2022
A EsACT assinalará o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio de 2022, seguindo as orientações do International Council of Museums (ICOM) como o tema: “O Poder dos Museus”. O mote desta edição escolhido pelo ICOM dará lugar a um seminário subordinado ao tema “Estratégias de Comunicação em Museus” como lugares incomparáveis de descoberta e de empoderamento das comunidades, construindo um futuro melhor.


Dia 18 de maio de 2022, 14h30
Local: Sala B1.08

Objetivos gerais:
   - Compreender a relevância dos Museus
   - Compreender as experiências que podem ser geradas através dos Museus.

Objetivos específicos:
   - Identificar as principais ações promocionais e de dinamização do espaço;
   - Conhecer o plano de desenvolvimento do produto turístico ;

Apresentação por:
Pedro Pereira I CEO Grupo Byar.pt

Formado em Eng. da Computação Gráfica no IPVC e Eng. Informática no IPP, MBA com especialização em Marketing na Católica do Porto/ESAD Barcelona e Pós-Graduação em Gestão de Marca na Católica de Lisboa.

Formações várias, nomeadamente em Video Mapping, Técnicas de Storytelling, Escrita Criativa e Escrita de Discursos.

Público-alvo:
Estudantes, Gestores de Eventos, e Outros interessados

Categorias: Eventos,Seminários

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Setembro - 2022
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Tel: 278201340/300029900. E-mail Geral: esact@ipb.pt