A sociedade portuguesa está cada vez mais atenta e sensibilizada para as causas sociais. Em Portugal, o terceiro setor, que existe em paralelo com o primeiro (Estado) e com o segundo (Privado) é já uma força significativa. Tal como no setor empresarial, as organizações do terceiro setor também competem entre si, quer por recursos financeiros ou por recursos humanos, técnicos e materiais. Num mercado cada vez mais competitivo, as Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) procuram estratégias de diferenciação. O marketing para as organizações sem fins lucrativos é uma área de estudo que necessita de especial atenção pela especificidade do terceiro setor (ou nonprofit sector). Num contexto económico de globalização, crise e crescimento do terceiro setor, a falta de mindset de gestão neste tipo de organizações, devido ao seu caráter voluntário, torna o marketing mais importante, estabelecendo estratégias que permitam a sustentabilidade financeira das atividades.
Ciclo de Seminários de Marketing – Seminário #4 | 2020
Dia 17 de abril de 2020, 14h00
Sessão por:
Nome: Lara Santos e António Tavares
Função: Docente EsACT – IPB e Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto
Formação:
António Tavares é licenciado em Direito pela Universidade Lusófona do Porto e doutor em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona do Porto.
Objetivos Específicos:
- Definir o conceito de organizações sem fins lucrativos (OSFL) e terceiro setor;
- Explanar as características das OSFL que podem influenciar a aplicação de conceitos de marketing;
- Explorar o papel do marketing no terceiro setor e, em particular, no caso da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Público-Alvo: alunos da licenciatura em Marketing e do mestrado em Marketing Turístico, da EsACT-IPB, e, adicionalmente, outros interessados do comunidade académica, utilizando o link de acesso (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/770789090).