Porque os alunos devem ter um conjunto de competências informacionais e deverão ser capaz de reconhecer quando a informação é necessária, e ter as capacidades para a localizar, avaliar e usar eficazmente de forma transparente e ainda utilizar essa informação de um modo ético e legal.
Sessão por: Clarisse Pais
Breve resenha biográfica Curso de Especialização em Ciências Documentais – Opção de Documentação e Biblioteca, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
Professora convidada na EsACT-IPB e na ESSE-IPB;
Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB;
Gestora dos Repositórios do IPB;
Autora de várias publicações em revistas e conferências, autora de um capítulo de livro no âmbito dos Repositórios e do Acesso Aberto à Informação Científica. É editora de vários livros de congressos e do livro Teaching Crossroads.
Objetivos gerais:Identificar fontes de informação fidedignas e os diferentes recursos eletrónicos disponibilizados a toda a comunidade académica. Pesquisar e recuperar informação em bases de dados. Gestão de referências bibliográficas.
Objetivos específicos:Identificar os recursos eletrónicos disponibilizados a toda a comunidade académica. Visitar o website dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB; apresentar todos os serviços disponibilizados;
Efetuar pesquisas na b-on e técnicas a utilizar, dicas e operadores booleanos;
Gestão de referências bibliográficas através de referenciadores bibliográficos open source (Zotero ou Mendeley). Instalar um dos referenciadores.
Estimular para a importância da normalização e da uniformidade na informação;
Utilizar a informação de um modo ético e legal.
Público-alvo: comunidade académica e científica e outros interessados.
Sala B1.04
Dia 29 de março de 2019
Das 14h30 às 16h30