| Data de Publicação: 30/05/2019
Tradicionalmente, com a MOSTRA, a academia vai à cidade, e em lugares quotidianos habituados a outras práticas exprime e divulga os resultados da atividade dos alunos nas valências que a EsACT-IPB domina. É neste registo que nos temos posicionado desde 2008, misturando-nos com o público e integrando o quotidiano da cidade.
Convidamos toda a academia a participar nas diversas atividades deste evento na certeza que juntos seremos “EsACTamente IPB”.
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Data de Publicação: 23/05/2019
As sessões, desenvolvidas no âmbito da unidade curricular “Seminários de Marketing” do 3º ano da licenciatura em Marketing da EsACT-IPB, são orientadas em função das tendências atuais do mercado, abordando temáticas pré-definidas. Têm como objetivos fornecer uma visão transversal ao nível do contexto de marketing e dotar os participantes de conhecimentos e competências relacionados com os novos paradigmas, especificidades e tendências do marketing.
Grande Auditório da EsACT Das 14h30 às 16h00
28 de maio de 2019
Sessão V: “Social Media Marketing Strategy” Orador: Jorge Remondes É Professor efetivo no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA) e Professor Associado na Universidade Lusófona do Porto (ULP), tendo já lecionado no ISAG – European Business School, nas Universidades Lusíada, Instituto Universitário da Maia (ISMAI), Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF).
Especialista em comunicação, marketing e redes sociais. Doutor em Comunicação Empresarial pela Universidade de Vigo e MBA em Gestão Comercial e Marketing.
É coordenador dos livros “Marketing Digital & E-Commerce” e “Marketing Highlights – O Presente e o Futuro“, autor do livro “Marketing Interno e Comunicação – O impacto da utilização de novas tecnologias nas PME” e co-autor dos livros técnicos “Sucess Full – Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses”, “Empresariato – Casos de Sucesso Empresarial – Branding”, “Empresariato – Casos de Sucesso Empresarial – Internacionalização”, “Porque é que o Marketing é Sexy e Inteligente?!” e “Estudios de Comunicación y Protocolo”. É também co-autor dos livros científicos “The Dialogue Imperative – Trends and challenges in strategic and organisational communication” e “Smart Marketing with the Internet of Things“.
Publicou vários artigos em revistas científicas e técnicas em Portugal e no estrangeiro assim como na imprensa generalista e especializada. Fundou e edita o International Journal of Marketing, Communication and New Media.
Foi gestor em Grupos Nacionais e Multinacionais (IMCO, Grupo CRH, Grupo EGOR e Grupo Vedior).
É consultor de empresas e formador de quadros empresariais para as áreas de marketing, vendas e redes sociais, tendo totalizado mais de 13000 horas de atividade de formação. Colabora com associações empresariais, PME, empresas, grupos económicos nacionais, organismos da administração pública central, e com várias consultoras.
Foi professor convidado em cursos de curta duração e seminários na Universidad de Vigo e na Universidad Europea Miguel de Cervantes.
Criou e coordena no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA) a Pós Graduação em Marketing Digital e eCommerce e a Conferência de Marketing Digital Centro Norte de Portugal.
Em 2012, passou a integrar como Membro Honorário o Conselho Superior Europeu de Doutores e Doutores Honoris Causa.
Destinatários: Alunos, docentes e público em geral.
Data de Publicação: 11/05/2019
As sessões, desenvolvidas no âmbito da unidade curricular “Seminários de Marketing” do 3º ano da licenciatura em Marketing da EsACT-IPB, são orientadas em função das tendências atuais do mercado, abordando temáticas pré-definidas. Têm como objetivos fornecer uma visão transversal ao nível do contexto de marketing e dotar os participantes de conhecimentos e competências relacionados com os novos paradigmas, especificidades e tendências do marketing.
Orador: Pedro Camões Professor Auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Doutorado em Ciência Política pela Universidade da Carolina do Sul (EUA), com uma tese sobre a descentralização política e financeira na Europa Ocidental. Desenvolve investigação nas áreas da prestação e contratação de serviços e da administração financeira, publicada em jornais como o Journal of Public Administration Research and Theory, Public Management Review, Local Government Studies e Canadian Journal of Administrative Sciences, bem como capítulos de livros em editoras como Edward Elgar e Routledge. Foi administrador e membro do conselho executivo da Universidade do Minho, entre 2009 e 2014. É vice-presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho desde abril de 2015. Formador do Curso de Alta Direção para a Administração Pública (CADAP e FORGEP) da Universidade do Minho. Presidente do Conselho Fiscal da TecMinho-Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento. Membro da equipa que publica, desde 2003, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, cujos resultados têm sido amplamente divulgados pelos media (TSF, DN, Público, RTP, SIC, TVI), e do Anuário do Setor Empresarial do Estado (2010 e 2011).
Destinatários: Alunos, docentes e público em geral.
Grande Auditório da EsACT Das 14h00 às 15h30 13 de maio de 2019
Data de Publicação: 06/05/2019
Os eventos são um dos principais produtos turísticos do mundo, com um potencial ilimitado. Estão principalmente associados à maturidade dos países de destino, mas no quotidiano também funcionam como ferramenta de promoção dos territórios. Quanto mais os eventos forem baseados em valores específicos, bem organizados e planeados, mais pessoas visitarão esses acontecimentos e maior será o valor e o impacto (positivo e/ou negativo) dos eventos como um produto turístico.
Sessão por: Dulcineia Ramos Cargo: Professora na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Formação: Doutorada em Turismo (Universidade de Aveiro - 2016); Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental (FCT/UNL – 2007) e Licenciada em Turismo (IPL -2004).
Docente do Ensino Superior em diversas instituições, desde 2008, lecionando em áreas abrangentes como: Planeamento e Ordenamento Turístico, Turismo e Sustentabilidade e Gestão das Atrações Turísticas e Animação Turística.
Ao longo do seu percurso tem desempenhado diversos cargos, destacando-se na coordenação de cursos em diferentes ciclos de estudos e na Provedoria do Estudante. Destaca-se também o papel de editor in chief no European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (EJTHR) e reviewer para as conferências da Euro-Asia Tourism Studies Association (EATSA). No que se relaciona com a investigação: é autora e co-autora de vários livros e/ou respetivos capítulos, além de artigos de investigação em revistas cientificas nacionais e internacionais. Tem também apresentado trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. É Membro dos Grupos de Investigação em Turismo: GOVCOPP (Universidade de Aveiro) e CITUR (IPL-ESTM) onde colabora com equipas multidisciplinares em projetos de investigação, paralelamente tem ainda trabalhado em diversos projetos de desenvolvimento turístico tanto para entidades públicas como privadas.
Objetivos gerais: - Determinação dos impactes dos eventos nos territórios.
Objetivos específicos: - Compreender a importância dos eventos enquanto fenómeno turístico; - Identificar as principais tipologias de eventos; - Reconhecer os eventos como momentos impactantes nos territórios.
Público-alvo: comunidade académica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas e culturais, empresários de unidades de alojamento e restauração.
Grande Auditório da EsACT Dia 8 de Maio de 2019 Das 14h30 às 16h00
Data de Publicação: 06/05/2019
A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB) e a Delegação de Trás-os-Montes da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC) promovem no próximo dia 22 de maio de 2019, no Grande Auditório da EsACT-IPB, as XI JORNADAS TRANSMONTANAS DE DIREITO DO CONSUMO, este ano dedicadas à temática do #ConsumidorOnline.
Numa altura em que a União Europeia se empenha na modernização das regras de proteção dos consumidores perante as exigências do mercado digital (“New Deal for Consumers”), estas Jornadas serão uma oportunidade de debate entre a academia e a comunidade sobre as oportunidades e desafios colocados ao consumidor no contexto do marketing digital e comércio eletrónico. Programa:
10.00 – Receção dos participantes 10.30 – Sessão de abertura 11.00 – Consumidor em ambiente digital: que desafios? (Rute Couto, EsACT-IPB e apDC) 11.30 – Comércio Eletrónico: geoblocking e geopricing – a União Europeia proíbe! (Mário Frota, apDC) 12.30 – Almoço livre 14.00 – Livro de Reclamações Eletrónico (Ana Catarina Fonseca, Direção-Geral do Consumidor) 14.45 – Reputação e confiança: os novos indicadores de protecção ao consumo na era digital (Pedro Lourenço, Fundador do Portal da Queixa) 15.30 – Pausa para café 16.00 – Marketing Direto nos contratos B2C (Susana Almeida, Instituto Politécnico de Leiria e apDC) 16.45 – Herança Digital: ponderações sobre a preservação do direito da personalidade post mortem (Vanessa Gama, Faculdade Raízes, Estudante em Mobilidade Internacional) 17.15 – Debate 17.30 – Conclusões e encerramento Inscrições (gratuitas, mas obrigatórias) aqui.
Mais informações: rute@ipb.pt
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