Os eventos são um dos principais produtos turísticos do mundo, com um potencial ilimitado. Estão principalmente associados à maturidade dos países de destino, mas no quotidiano também funcionam como ferramenta de promoção dos territórios. Quanto mais os eventos forem baseados em valores específicos, bem organizados e planeados,
mais pessoas visitarão esses acontecimentos e maior será o valor e o impacto (positivo e/ou negativo) dos eventos como um produto turístico.
Sessão por:
Dulcineia Ramos
Cargo: Professora na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Formação: Doutorada em Turismo (Universidade de Aveiro - 2016); Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental (FCT/UNL – 2007) e Licenciada em Turismo (IPL -2004).
Docente do Ensino Superior em diversas instituições, desde 2008, lecionando em áreas abrangentes como: Planeamento e Ordenamento Turístico, Turismo e Sustentabilidade e Gestão das Atrações Turísticas e Animação Turística.
Ao longo do seu percurso tem desempenhado diversos cargos, destacando-se na coordenação de cursos em diferentes ciclos de estudos e na Provedoria do Estudante. Destaca-se também o papel de editor in chief no European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (EJTHR) e reviewer para as conferências da Euro-Asia Tourism Studies Association (EATSA). No que se relaciona com a investigação: é autora e co-autora de vários livros e/ou respetivos capítulos, além de artigos de investigação em revistas cientificas nacionais e internacionais. Tem também apresentado trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. É Membro dos Grupos de Investigação em Turismo: GOVCOPP (Universidade de Aveiro) e CITUR (IPL-ESTM) onde colabora com equipas multidisciplinares em projetos de investigação, paralelamente tem ainda trabalhado em diversos projetos de desenvolvimento turístico tanto para entidades públicas como privadas.
Objetivos gerais:
- Determinação dos impactes dos eventos nos territórios.
Objetivos específicos:
- Compreender a importância dos eventos enquanto fenómeno turístico;
- Identificar as principais tipologias de eventos;
- Reconhecer os eventos como momentos impactantes nos territórios.
Público-alvo: comunidade académica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas e culturais, empresários de unidades de alojamento e restauração.
Grande Auditório da EsACT
Dia 8 de Maio de 2019
Das 14h30 às 16h00